O que é essa tal Lei LGPD?

O que é essa tal de lgpd?

Esse 2020 veio cheio de surpresas! Entrou em vigor a Lei LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)! Mesmo com a Pandemia e outros desafios para os empresários, lá vem mais bombas!

Calma que não é nada assim tão absurdo! A Lei LGPD entrou em vigor dia 18 de Setembro, foi aprovada em 2018 depois de muitos anos de discussão sobre o assunto. O Brasil agora está ao lado de mais 100 países onde já existem essas normas para definir limites e condições para coleta de dados.

A Lei LGPD é um conjunto de aspectos muito importantes para definir o que exatamente você vai armazenar sobre as informações que pode tirar dos seus clientes. E claro, deixar isso explícito a eles.

Eu avisei!

A gente sempre fala sobre algumas obrigações que os sites precisam respeitar como a Política de Entregas, Missão Visão e Valores, Sobre nós… Agora o assunto é a Política de Privacidade que já era obrigatória e agora tem o resguardo da lei.

Não entenderam o motivo né? Vou explicar.

Vamos parar de pensar por um momento como empresários, como donos de um negócio, donos de um site! Vamos pensar em você que acessa um site.

Talvez você não saiba mas, toda vez que você clica no link de um site, está sujeito a ser rastreado, seguido. Algumas vezes dá pra perceber, as vezes não.

Por exemplo uso de Re-Marketing: “Você acessa um site, logo depois começa a ver publicidade daquele e outros sites relacionados pra todo lado! Entra no Facebook ou Instagram tem um banner, vai pro Youtube aparece um vídeo falando sobre aquele determinado assunto.

E ainda pior quando você preenche um formulário e começa a receber diversos e-mails que enchem sua caixa de entrada todos os dias (O famoso e-mail marketing, tão temido mas, tão eficaz até os dias de hoje!)”.

Agora é Lei LGPD!

Então, falando mais exatamente sobre a lei: Ela serve para assegurar que as pessoas que visitam seu site, saibam que estão sendo monitoradas a partir do momento que o utilizam. Todos no Brasil, que coletam dados através de Google Analytics, Pixel de Facebook, hotjar, formulários de contato (por mais simples que este seja), precisam informar aos futuros clientes no primeiro momento de acesso:

  • Se irão tratar os dados coletados
  • Se pretendem ou estão fazendo remarketing
  • Se estão monitorando a utilização deles no seu site
  • Ou qualquer que seja a intensão do monitoramento

Mesmo que sua intenção não seja ficar “vigiando” o cliente.
Vocês talvez nem façam campanhas de remarketing, mas se tem esses dados para saber quantas pessoas visitam, qual a taxa de rejeição, ou mapa de calor… Vocês precisam inserir uma página de política de privacidade e um pop-up em todas as páginas do site. O aviso deve ser claro e objetivo, informando e dando ainda a possibilidade de a pessoa escolher se quer ou não ter suas informações monitoradas.

É uma coisa que já era muito importante, mas agora é obrigatório, é lei! O tratamento de dados na LGPD envolve muita coisa! Você pode consultar a lei aqui.

Resumindo:

Imagine você entrando numa loja, e antes mesmo que pudesse dar uma olhada em volta, ver se gosta do ambiente, se gosta do atendimento, ser barrado na porta por uma pessoa que te faz milhares de perguntas como: Sua cor, sua idade, sua religião, ultimas lojas que visitou, se mudou de casa recentemente ou se casou…

Você vai querer entra na loja? Tem tanto interesse no produto que aceita passar todas essas informações, sabendo que depois poderão utilizá-las para entrar em contato e oferecer mais produtos ou serviços?

Preciso disso aí!

Quem é cliente da MKT Visão já está dentro da lei, ou em processo de análise e adaptação. Se você não é nosso cliente, entre em contato para receber um orçamento. Podemos inserir o Pop-up e criar a Página de Políticas de Privacidade e todas as necessárias para que seu site esteja em conformidade com a lei!

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